← Back to portfolio
Published on

Pitch: o que é e qual a sua relevância no universo das startups?

Um dos momentos decisivos para qualquer startup que esteja iniciando seus trabalhos envolve, justamente, a coleta de novos investidores.

No entanto, é nesse momento que, geralmente, se atinge um ponto nevrálgico de novos negócios:

O que fazer para que a ideia do produto ou do serviço possa, realmente, alcançar o potencial investidor e realmente despertar nele o interesse de realizar um investimento em seu negócio?

A resposta mais simples para essa pergunta reside em um pitch.

Criar um pitch é uma tarefa que exige alguma dedicação da gestão, que deve responder, de forma sucinta, porque investir na nova empresa pode ser vantajoso.

Para tanto, é necessário que a empresa possa ter real clareza a respeito do que pretende entregar aos seus clientes e quais são os reais esforços para que o produto ou o serviço seja criado.

Assim, é possível não só criar um bom pitch como levar mais segurança ao seu investidor.

O que um pitch?

Um pitch é uma apresentação simples e rápida, em que os gestores de uma startup apresentam-na a fim de reunir investidores interessados pela ideia, produto ou serviço do novo negócio.

Quando a apresentação é criada, no entanto, é necessário se ater a algumas recomendações, a fim de responder às seguintes perguntas:

O que devo falar para atrair investidores para a minha startup em meu pitch?

Vá direto ao ponto e seja coerente com as suas ideias do começo ao fim da sua apresentação.

Normalmente, é essa fidelidade que investidores buscam ao investir em startups, sobretudo porque elas se destacam de negócios tradicionais, que tendem a ser menos rigorosos.

Se a sua startup nasce com a ideia de resolver um problema - seja ele tecnológico, social, de saúde ou de qualquer outra ordem - fale o porquê e envolva o potencial investidor na sua jornada, ainda que ela seja pessoal.

Não tema se revelar, portanto, uma pessoa realmente apaixonada por suas ideias.

Algumas das maiores empresas do mundo, que iniciaram seus negócios dessa mesma forma, só prosperaram porque, de alguma forma, mantiveram-se arraigadas às suas ideias iniciais.

Portanto, projetar a sua startup como uma empresa que ambiciona também esse espaço, pode ser um grande - e próximo - começo.

Como posso apresentar os aspectos que destacam o meu negócio dos demais que disputam o mercado?

Antes de fazer um pitch é fundamental que você tenha feito uma rigorosa pesquisa de mercado e conheça quais são os seus principais competidores, caso sua startup se volte para um produto ou serviço.

Essa é a principal forma de fazer com que sua startup possa explorar, no momento de um pitch, os pontos que fazem com que ela se destaque entre as demais.

Portanto, na hora de fazer a sua apresentação tenha na ponta da língua quais são as suas principais concorrentes e seja franco com seu investidor em relação às suas principais diferenças, ainda que isso necessite de uma boa dose de resiliência.

Trate de todos os seus pontos fortes, mas não deixe de falar em quais uma ou outra concorrente pode ser melhor e o porquê.

Isso é essencial se você estiver buscando por um investidor para, justamente, explorar o campo em que sua empresa perde para a concorrência.

Esteja preparado e alerta para qualquer tipo de situação que possa surgir em seu pitch

No momento da criação do seu pitch, é essencial também ter em mente alguns cenários em que tudo, absolutamente tudo, pode dar errado.

Se a sua apresentação envolve alguma tecnologia, saiba exatamente o que fazer se o computador travar ou o datashow não funcionar.

Tenha, sempre, um roteiro de fuga - e que seja acionado rapidamente - caso algum equipamento te deixe na mão na hora do seu pitch.

Outras questões como apatia ou aparente desinteresse dos seus potenciais investidores também podem surgir, e podem ser contornadas rapidamente.

Seja muito observador para entender quais são os gatilhos da sua fala que mais despertam a atenção deles e explore-os.

Isso faz com que você tenha uma real comunicação com o seu público, que deve também se sentir inserido durante a sua apresentação.

E se eu estiver em um shark tank?

Os shark tanks se popularizaram no Brasil e no mundo por conta da sua forma inusitada de fazer com que startups encontrem investidores.

A organização de um evento como esse lança uma série de desafios a pequenos e novos empresários, a fim de testar a sua forma de apresentar, vender e criar seus produtos ou serviços.

E, o primeiro desafio, é o pitch.

As regras de um shark tank podem variar, mas é importante que você esteja sempre muito preparado, para qualquer que seja o seu cenário.

Se você tiver apenas um minuto para fazer o seu pitch, é essencial ter um enfoque bem diferente do que você teria se tivesse vinte minutos.

Um guia simples para elaborar o seu pitch

Ainda não tem certeza sobre o que e como falar durante o seu pitch?

Fique de olho neste guia e saiba, exatamente, o que falar em cada etapa da sua apresentação.

1 - Iniciando seu pitch

Já no início, é fundamental que você fale ao seu potencial investidor ou para seu cliente o que é a sua startup.

Deixe claro a ele qual a oportunidade de negócio que você está oferecendo, em qual mercado e como você atua, o que você pretende oferecer ao seu cliente final, quais são seus principais diferenciais em relação à sua concorrência e o que você está buscando com esse pitch.

Apenas com essas cinco informações você já pode conquistar o seu investidor ou seu cliente.

2 - Apresente a oportunidade que a sua startup representa para o seu potencial cliente ou investidor

Delimite, desde o início da sua apresentação, o que e qual a oportunidade que seu investidor terá caso decida participar da sua startup.

Isso pode ser feito apresentando o que a sua startup oferece ao mercado e que as empresas que competirão com ela ainda não oferecem, desde que seja de forma muito simples e muito direta.

Para isso, como falamos, é indispensável que você tenha feito uma pesquisa de mercado inicial.

3 - Fale de todos os seus diferenciais

O que, na sua empresa, é realmente empolgante?

Essa é a hora de falar sobre isso para o seu potencial cliente ou investidor.

Todos os seus colaboradores trabalham em suas residências em 100% do tempo? Vocês não geram nada de papel?

Sua empresa oferece maiores licenças maternidade ou paternidade? Vocês têm uma creche para mães solteiras?

O que, de fato, você faz para que seus colaboradores tenham uma experiência mais positiva em relação aos seus trabalhos?

Nessa hora você pode explorar tudo, absolutamente tudo, por mais peculiar que seja, que difere a sua empresa positivamente das demais que competem no seu mercado.

Seja, no entanto, realista e não omita informações que possam, futuramente, surpreender seu investidor.

4 - Faça, por fim, a sua proposta

Fale, por fim, exatamente o que você busca criar com o investimento que poderá ser recebido, bem como quais as projeções em relação a ele.

Se seu investidor contará com uma quota de participação na sua empresa, trate explicitamente do que você oferece.

Já se você estiver em um pitch com um cliente, fale exatamente o que ele poderá obter contratando seus serviços. Agilidade, economia, melhor qualidade de vida para funcionários?

Explique detalhadamente, sem omitir qualquer informação e esteja a um passo de fechar o negócio!