← Back to portfolio
Published on

KPI's e OKR's para recrutamento estratégico

Um dos maiores desafios e que é comum a todas as empresas é o de se fazer o acompanhamento do seu crescimento e, sobretudo, traçar estratégias que possam fazer com que a taxa de crescimento aumente de forma sustentável e exponencial.

Mensurar, avaliar e corrigir desvios na rota do crescimento desejável é essencial em qualquer empresa que tenha seus objetivos bem definidos, tanto a curto quanto a longo prazo e, por isso, é fundamental que sejam adotadas ferramentas que tornem possível a discussão e a demonstração de resultados, de forma palpável.

Várias ferramentas foram desenvolvidas ao longo do tempo para proporcionar às empresas maneiras de refletir, organizar e demonstrar seus projetos, objetivos e resultados e, certamente, as KPI’s e OKR’s são aquelas que mais se popularizaram na história recente.

Adotado por gigantes como o Google, Nubank, Linked.In e Locaweb e até pela One, ONG criada pelo frontman do U2, Bono, as KPI’s e OKR’s são, hoje, as ferramentas mais populares quando se trata de acompanhamento de projetos, de gestão e de resultados.

O que são KPI’s e OKR’s?

Clareza, objetividade e simplicidade são as três palavras que podem caracterizar tanto as KPI’s quanto o OKR, como um todo.

Criadas para que seja possível fazer a gestão de desempenho de equipes de trabalho de maneira mais ágil e direta, através das KPI’s e OKR’s uma empresa pode, de forma bastante simples, criar seus objetivos e, ainda, quais são os resultados esperados para cada um deles, sejam eles relacionados a qualquer aspecto mensurável.

As principais diferenças entre essas duas ferramentas e aqueles modelos já consolidados e tradicionalmente utilizados, como o Canvas, por exemplo, é que é possível, através delas, elaborar uma metodologia única que possibilita estabelecer uma melhor avaliação dos resultados, alinhando equipes para que possam fazer contribuições mensuráveis para que se possa cumprir com um OKR em sua totalidade.

KPI’s

As KPI’s - Key Performance Indicator - são os Indicadores-chave de Performance de uma empresa e são utilizadas para que se possa avaliar as ações de um determinado grupo, seus resultados e, ainda, como eles impactam os objetivos estabelecidos por um OKR, que, por sua vez, corresponde diretamente à necessidade identificada pela empresa.

Assim, as KPI’s são os desdobramentos naturais de um OKR, uma vez que, através do cumprimento de cada uma delas é que se pode cumprir com o OKR como um todo.

As KPI’s podem ser assumidas como “tarefas” que refletem o desempenho de uma equipe de trabalho e, por conta disso, devem ser designadas a um determinado grupo que, internamente, deve estabelecer as rotinas e atividades a fim de cumpri-las.

Por ser, de fato, a parte “prática” de um OKR, as KPI’s devem refletir a realidade da empresa como um todo, sendo desafiadoras, sim, mas ainda sendo possíveis de atingir no tempo determinado pelo OKR.

OKR’s

O OKR é um sistema de definição de objetivos e metas de uma empresa e é utilizado por empresas dos mais diversos tipos para que se possa mensurar de forma bastante simples e prática o que uma empresa espera realizar em seu futuro imediato ou não.

É possível definir o OKR como um objetivo em si, que pode estar ligado aos resultados esperados em um curto período de tempo.

Normalmente, as empresas estabelecem OKR’s mensais, trimestrais, semestrais e anuais, e no contexto total, o OKR de tempo menor pode até mesmo ser compreendido como um resultado-chave essencial para que seja atingido o OKR anual.

Na prática, veja como se organizam as KPI’s e OKR’s:

OKR: Vencer uma prova de triathlon

KPI 1 - Aumentar a velocidade média por quilômetro em cada categoria;

KPI 2 - Testar 10 diferentes modelos de tênis;

KPI 3 - Reduzir erros na troca de equipamento;

KPI 4 - Treinar por duas horas diárias a passagem de modalidades;

KPI 5 - Testar 10 vezes a bicicleta em um túnel aerodinâmico.

As KPI’s são definidas através da constatação de tudo o que é necessário e fundamental para que se chegue ao OKR e é resultado da observação constante de tudo aquilo que faz parte da rotina de trabalho que envolve o objetivo em si.

Como uma empresa pode se beneficiar através da implementação dessas ferramentas?

Um dos principais benefícios relacionados à implementação de processos de acompanhamento e controle de projetos, como as KPI’s e os OKR’s, está relacionado com a capacidade que uma empresa ganha em, mais do que estabelecer seus objetivos, avaliá-los de forma frequente e, certamente, mais realista.

Adotar essas ferramentas trazem mais objetividade para a demanda de acompanhar projetos porque tratam, ambas, de resultados bastante concretos e para os quais o processo de avaliação também deve ser bastante direto.

A avaliação de cada KPI se dá através de uma formulação bastante simples, que possibilita compreender se o OKR também foi definido de maneira realista, uma vez que, cumpridas as KPI’s, o OKR se dará por concluído:

  • 0,7 a 1,0 - Verde (concluído);
  • 0,4 a 0,6 - Amarelo (teve progresso mas foi aquém do esperado);
  • 0,0 - 0,3 - Vermelho (não foi feito progresso real).

Através dessa lógica de avaliação é possível definir estratégias mais apuradas de acompanhamento de KPI’s, possibilitando que a empresa possa atuar ao longo do processo e corrigindo fluxos de trabalho a fim de atingir o maior número de pontos concluídos e, por conseguinte, sucesso em relação aos seus objetivos.

O que levar em conta no momento de definir um OKR e como estabelecer KPI’s em um RH

A definição de um OKR deve levar em conta o momento em que a empresa se encontra em todas as suas dimensões: financeiras, estágio de crescimento, avaliações internas, produtos e serviços em desenvolvimento e, até mesmo, clima organizacional.

Levar em conta essas características da empresa na definição do OKR permite que se possa analisar quais são as demandas, que serão convertidas em KPI’s, que devem ser levantadas para que os objetivos possam ser conquistados.

Em relação aos objetivos, o OKR é uma ferramenta versátil, que pode ser utilizada em qualquer área. É essencial, no entanto, que ele esteja sustentado por aspectos realistas do negócio, que, na área de RH, podem ser analisados a partir de múltiplas frentes, conforme você poderá ver a seguir.

Rotatividade

O índice de rotatividade de um setor deve ser analisado antes da formulação de um OKR, uma vez que são as equipes internas que terão de atingir os resultados dispostos pelas KPI’s.

Não havendo continuidade no trabalho a ser desenvolvido, a KPI acabará por ter um resultado aquém daquele esperado, comprometendo também o OKR e, ainda, derivando em custos operacionais com o processo de demissão, seja ele solicitado pelo colaborador ou não.

Outros pontos a se considerar em relação a essa taxa é a forma com que os processos seletivos ocorrem e quais são os pontos a se analisar a fim de minimizar o índice de rotatividade.

Levando esses fatores em conta, a rotatividade é um tema que pode ser tratado como OKR de um RH, uma vez que a partir de iniciativas tomadas por essa área da empresa também podem ser diminuídos os índices que levam à não permanência de colaboradores.

Investimentos realizados em contratações

O valor investido em contratações também deve ser um dos aspectos a se analisar no momento da formulação de um OKR e, ainda, pode ser também tema de um.

Embora a primeira consideração esteja relacionada à diminuição dos valores destinados à contratação, é essencial frisar que investir em processos para a seleção e recrutamento de profissionais é uma das formas de diminuir índices de rotatividade e, ainda, de melhorar o clima organizacional.

Tempo dedicado a um processo de recrutamento

Analisar qual o tempo médio que se leva para contratar um novo colaborador também é um dos temas que um OKR deve levar em conta, sobretudo porque o tempo de recrutamento significa custos operacionais e, ainda, custos pessoais para as equipes de trabalho, com aumento do volume das atividades diárias.

Além disso, é fundamental que uma empresa sempre possa ter em seu corpo de colaboradores o número exato, nem excedente e nem sobressalente, de cargos ocupados, gerando um ambiente em que os fluxos de trabalho sejam mais eficientes e dinâmicos.

Lucro obtido por colaborador

A relação entre o lucro que o profissional gera para a empresa e os seus proventos financeiros - sejam eles em forma do salário diretamente acordado, bonificações e benefícios -, devem também ser levados em conta no momento da definição de OKR’s, uma vez que os resultados-chave em RH também dependem da forma de trabalho dos colaboradores.

Quando uma KPI se relaciona com a necessidade de uma maior produtividade de um determinado setor, é essencial avaliar se há uma remuneração condizente com o trabalho específico a ser desenvolvido e, por conseguinte, se alguma alteração em relação a essa relação é necessária de ser feita.

Um headhunter melhora seus KPI’s

A contratação de um headhunter parceiro melhora índices internos do RH, sobretudo aqueles relacionados com o tempo de contratação, gastos relacionados ao processo seletivo e de recrutamento e, ainda, com a diminuição dos índices de rotatividade.

Através de contratações mais acertadas, é possível atingir os resultados determinados para cada KPI, cumprindo também com o objetivo lançado para o OKR.

Veja, a seguir, de quais formas é possível melhorar os índices do RH da sua empresa através de um headhunter parceiro.

Torne mais eficiente a gestão dos recursos financeiros destinados aos processos de recrutamento

Uma das principais demandas do setor de RH em relação aos processos de recrutamento e seleção está relacionada com a melhor distribuição e gestão dos recursos financeiros que serão utilizados em cada uma das etapas.

Com a centralização do trabalho de busca no mercado, análise de perfil do candidato, entrevistas, aplicação de testes e demais procedimentos relacionados à seleção, há a otimização dos investimentos realizados pela empresa no processo de recrutamento e seleção.

Isso permite, também, que haja um melhor controle e prestação de contas de todas as etapas do processo seletivo.

Minimize o tempo destinado à busca pelos perfis mais adequados ao cargo aberto

Através dos recursos tecnológicos e metodológicos desenvolvidos pelo headhunter, identificar os melhores candidatos para uma determinada vaga se torna uma busca ativa, minimizando o tempo que seria investido pela empresa analisando os mais diversos perfis de candidatos, através de uma busca passiva.

Assim, é possível atingir também os resultados-chave específicos para o tempo de contratação, um indicador essencial para minimizar o aumento do fluxo de trabalho, acúmulo de tarefas e comprometimentos de outras KPI’s relacionadas à produtividade de uma equipe de RH.

Diminua a rotatividade de colaboradores

Contratações mais acertadas minimizam a rotatividade de trabalhadores dentro de uma empresa e as KPI’s e OKR’s são essenciais para que esse controle possa ser feito, minimizando os efeitos das mudanças de postos de trabalho.

Através de um headhunter é possível fazer uma contratação mais acertada, sobretudo por conta da análise criteriosa dos perfis dos potenciais candidatos, tanto de acordo com as expertises profissionais quanto com aquelas relacionadas às competências socioemocionais.

Desafie-se ao criar KPI’s e OKR’s

Criar KPI’s e OKR’s requer uma boa dose de observação e compreensão da realidade de uma empresa, seus hábitos, seu clima e, sobretudo, seus resultados.

Desafiar suas equipes de trabalho na criação de KPI’s e OKR’s, listando objetivos, necessidades, lacunas e, sobretudo, o que se espera do futuro de uma empresa, é essencial no momento de repensar os caminhos a serem trilhados.

É fundamental que uma empresa possa reunir objetivos de graus de dificuldade diferentes para a distribuição de KPI’s, voltadas para as suas mais diversas áreas.

Concluindo...

As KPI’s e OKR’s são ferramentas criadas a fim de simplificar e tornar mais objetivo o processo de acompanhamento de projetos.

Criadas e atualmente utilizadas por gigantes da tecnologia, é possível utilizá-las nas mais diversas esferas de uma empresa, em desenvolvimento de produtos, em gerenciamento de contratações e no acompanhamento de metas, que são os próprios OKR’s.

Ainda que seja desafiador estabelecer quais são os reais objetivos de uma empresa, é fundamental que sejam propostas ferramentas a fim de que se possa identificar o próprio desenvolvimento dos trabalhos por ela realizados, pois, assim, é possível projetar, de forma estratégica e objetiva, o futuro de um negócio.