← Back to portfolio
Published on

Como as empresas de sucesso contratam

As empresas que lideram setores do mercado e combinam, com seu alto potencial de geração de resultados, a geração de emprego e de bem-estar para seus colaboradores possuem certas características e formas específicas de fazer suas contratações, aumentando a competitividade por suas vagas e, ainda, a qualidade do processo seletivo como um todo.

Esses princípios acabam por comunicar aos candidatos os valores da empresa, a forma como trabalham e o que os futuros colaboradores podem esperar do dia a dia do trabalho desde o primeiro contato.

E a sua empresa, seja ela do tamanho que for, pode se beneficiar também desses princípios. Não por eles emularem uma forma específica de trabalho, mas, sobretudo, por serem eles a espinha dorsal de grandes, bem-sucedidas e das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e no mundo.

Como as empresas de sucesso contratam? O que é preciso saber para aplicar esses conceitos à minha empresa?

As grandes empresas do mercado contratam de forma bastante particular, levando para o processo seletivo ferramentas que tornam todas as etapas mais eficientes, automatizadas e, ainda, mais dinâmicas.

Otimizar o tempo investido em cada etapa do processo seletivo costuma ser um dos principais dados dos processos de recrutamento e seleção de grandes empresas do mercado, sobretudo por conta do alto número de aplicações que suas vagas costumam gerar.

A otimização leva em conta recursos como a utilização de formulários próprios de candidaturas, inteligências artificiais e machine learning, conceitos que combinam tecnologias para uma seleção mais rápida e justa de perfis profissionais, destacando-os em seu processo de seleção.

Outros pontos relevantes são a forma como as empresas utilizam seus mecanismos internos de contratação e, sobretudo, como as suas próprias mídias têm a força de captação de candidaturas, como suas redes sociais ou site próprio.

Somando os esforços da imagem construída ao longo de sua história, sua relação com seus consumidores e com o mercado e, ainda, a organização do seu mapa de talentos, refletir sobre como as empresas de sucesso contratam acaba por revelar ensinamentos preciosos para outros negócios.

O que as empresas grandes fazem de diferente em um processo seletivo?

As grandes lideranças do mercado que mantém em seus postos conceitos relacionados à promoção da qualidade de vida e de trabalho de cada um dos seus colaboradores possuem formas bastante características de fazer suas contratações.

Alguns desses pontos você poderá ver a seguir:

Na fase de recrutamento

As maiores empresas do mercado construíram ao longo do tempo a sua marca e seu bom nome, unindo eficiência aos investimentos em seus colaboradores e não hesitam em utilizar esses recursos ao longo dos seus processos seletivos.

Na fase de recrutamento, essas empresas utilizam seus meios de comunicação oficiais tanto para a divulgação de suas vagas quanto para possibilitar a aplicação dos candidatos.

Dessa forma, além de ter um maior controle sobre o formato das informações cadastradas, há também maiores possibilidades em relação à forma como os candidatos são selecionados, possibilitando o uso de tecnologias para a seleção dos melhores perfis, como inteligências artificiais ou mesmo filtros de informação.

Além disso, mecanismos de recrutamento interno também são utilizados, sobretudo ativados por meio de mapeamento de talentos e de plano de carreiras, possibilitando que seus próprios colaboradores, já imersos no clima da empresa e compartilhando de seus valores, possam avançar em seus postos.

Assim, destaca-se, novamente, a forma como iniciativas para a manutenção do bem-estar de colaboradores costuma ser fundamental para o sucesso dessas empresas, bem como de seus processos seletivos.

Anúncios em suas próprias mídias sociais

Um ponto que destaca as grandes empresas do mercado em seus processos seletivos é a utilização de suas redes e mídias sociais, sejam elas voltadas ou não para emprego e carreira, para a divulgação de suas vagas abertas.

Essas ações atingem diretamente o público já engajado na forma de comunicação da empresa, seus valores e, de certa maneira, clima de trabalho, tornando o processo de recrutamento ainda mais efetivo.

Outro ponto que destaca esse tipo de anúncio é que há um maior número de currículos – e bons currículos – submetidos, melhorando a qualidade do processo seletivo como um todo.

Como há uma cultura e uma imagem de boa empregadora associada à essas empresas de grande porte que lideram mercados e figuram constantemente em listas de melhores empresas para se trabalhar, há também diminuição considerável da rotatividade, ou o turnover, dentro de seus quadros.

Busca através de parceiros estratégicos

Estabelecer parcerias estratégicas com empresas que já executam mapeamento de talentos, que são especializadas em recrutamento e seleção ou até mesmo empresas de recursos humanos é uma das formas de otimizar processos seletivos e, muitas são as vezes em que as maiores empresas do mercado optam por fazer contratações desse tipo, por meio de parceiros estratégicos.

Isso se dá por dois pontos: o primeiro é o de que a empresa não precisa se expor ao mercado, o que, para cargos mais estratégicos, pode demonstrar perda de domínio ou qualquer fraqueza ante seus concorrentes. O outro ponto é que isso diminui consideravelmente o tempo investido na fase de recrutamento, sobretudo, uma vez que as vagas abertas são preenchidas por meio de banco de talentos das empresas parceiras, tornando o processo mais célere e a contratação mais acertada.

Outro dos pontos de destaque para esse tipo de contratação via parceria estratégica é a busca mais facilitada por profissionais com especializações mais restritas, que são raros no mercado de trabalho.

Assim, essas parcerias são muito vantajosas para as empresas contratantes, sobretudo por tornar o processo seletivo mais rápido, uma vez que a fase de recrutamento e pré-seleção são realizadas pelo parceiro.

Na fase de seleção

Na fase de seleção também existem pontos interessantes e que destacam as maiores empresas do mercado e a forma que encontraram para guiar seus processos seletivos.

Sem dúvida, a presença de tecnologias é o principal destaque nessas empresas, o que torna o processo seletivo mais dinâmico, sobretudo pelo fato de que é possível automatizar boa parte da análise que deve ser realizada em seus resultados.

Assim, o processo seletivo como um todo se torna mais rápido de ser realizado, mais simples e mais dinâmico, seja para a empresa contratante, seja para o próprio candidato, que acaba por se tornar mais envolvido a cada etapa, sem que seja necessário sequer sair de sua casa para ter a sua participação garantida.

Testes de triagem online

Outra característica de como as empresas de sucesso contratam está relacionada ao uso de tecnologias na etapa de seleção de candidatos, que é utilizada, sobretudo, na aplicação de testes de forma completamente digital.

Quando aplicadas de forma online, as ferramentas de medição do entendimento, compreensão e aplicação de conceitos lógicos, conhecimentos específicos sobre o cargo para o qual o candidato aplicou – como recursos de software, entendimento legal sobre a área ou, ainda, formulações éticas, por exemplo – podem ser avaliados de forma simples pela empresa contratante, uma vez que esses resultados também são automaticamente apurados.

Assim, o processo de seleção se torna mais simples, dinâmico e tem resultados mais rápidos do que aqueles feitos de forma tradicional, em que o candidato precisa se deslocar até a empresa e fazer as suas avaliações no local, evitando, inclusive, aglomerações e contribuindo com as medidas de segurança sanitária, além de contribuir com a redução dos custos relacionados ao processo seletivo como um todo.

Currículos em vídeo

Outra etapa que também se torna cada vez mais comum em empresas de todos os portes, mas que já é corriqueiro nas maiores empresas do mercado é o currículo em vídeo, que consiste em ser uma ferramenta para a análise da desenvoltura de um candidato, do seu planejamento e, sobretudo, do seu potencial de comunicação.

Embora mais comum em cargos de liderança, vendas e marketing, não é raro encontrá-las em cargos de entrada na empresa e deve entrar no seu radar para o planejamento de um processo seletivo.

Uma das vantagens desse formato de seleção é, sem dúvida, a forma remota e assíncrona de avaliação de um candidato, dispensando grandes investimentos por parte da empresa e, ainda, o deslocamento daquele que fez a aplicação, melhorando também aspectos organizacionais em razão da emergência sanitária vigente.

Automatização de resultados

Um aspecto que chama a atenção na forma como as empresas de sucesso contratam é a automatização de resultados, que vão desde as etapas de pré-seleção – quando os currículos passam por uma primeira e, normalmente, automatizada etapa de avaliação até o momento da aplicação de testes.

Os resultados dos testes chegam aos candidatos sem que seja necessária uma intervenção humana, que é realizada apenas no momento da formulação das respostas.

Dessa maneira há um melhor aproveitamento de aspectos temporais do processo seletivo, bem como a possibilidade de uma melhoria contínua por parte da empresa em seus processos como um todo.

Atendimento personalizado ao candidato

Os valores de uma empresa são, sempre, reflexo do que elas já fazem em termos de relacionamento com seus colaboradores, fornecedores e com todos os seus parceiros, independente do nível em que atuem, se mais ou menos estratégicos e todos eles também são vistos no momento de um processo seletivo, sobretudo pela forma como a empresa trata todos os candidatos que estão participando dele.

Assim, o atendimento personalizado às demandas dos seus candidatos acaba por figurar como um dos princípios da empresa, seja no atendimento às dúvidas que possam surgir no decorrer do processo seletivo em si, seja no momento em que o novo colaborador ingressa em suas carreiras.

Esse atendimento humanizado acaba por gerar um maior vínculo do colaborador com a empresa, permitindo que ele naturalmente se ajuste às novas demandas de trabalho, aproveite mais os treinamentos e, ainda, acaba também por reduzir os índices de turnover, tornando os investimentos realizados no processo seletivo melhor aproveitados, seja pela empresa, seja por seus candidatos.

Como as empresas de sucesso contratam em cargos de liderança? Internamente

Em grandes empresas, os colaboradores com perfil para liderar são rapidamente identificados pelos seus gestores e acabam por ingressar no plano de carreira da empresa, que tem, comumente, uma estrutura de treinamentos tal como uma incubadora de sucessos.

Assim, o mapeamento de talentos e o plano de carreira acabam por ser, conforme veremos a seguir, as maiores ferramentas para a contratação interna de lideranças.

As maiores empresas do mercado têm planos de carreira e mapeamento de talentos

O mapeamento de talentos é uma das fases preliminares de uma empresa na geração de um plano de carreira para seus colaboradores.

Nele, são registrados os dados da formação do colaborador, seus cursos internos e externos, suas avaliações de desempenho e, ainda, todo tipo de registro ou relatório gerado por seus gestores.

Por meio dos documentos coletados para o mapa de talentos é possível garantir também uma melhor avaliação do desempenho das equipes de trabalho, contribuindo com a metrificação dos resultados da empresa e do setor de RH, especificamente.

Assim, é possível ter um panorama completo sobre quem são os colaboradores da empresa, o nível de qualificação obtido através do tempo e, por fim, as ferramentas necessárias para o avanço em carreiras, o que torna o recrutamento interno para cargos de liderança mais facilitado e realizado em menor tempo.

O que toda empresa tem de aprender com as empresas de grande porte?

Certamente, as melhores e mais bem-sucedidas empresas do mercado são aquelas com valores sólidos, que investem em seus colaboradores desde o processo seletivo, que é mais humanizado, mais rápido e, certamente, mais proveitoso.

Os investimentos em tecnologias para recrutamento e seleção também parecem ser peça-chave para o sucesso dessas empresas no mercado, uma vez que, através deles, é possível ganhar mais espaço para dar atenção àquelas fases mais fundamentais do processo seletivo, como o momento das entrevistas, por exemplo.

Concluindo...

Um processo seletivo criado pelas grandes empresas do mercado tem características inovadoras, dentre as quais se destacam o uso de ferramentas tecnológicas, inteligências artificiais, machine learning e, ainda, fases realizadas de forma totalmente remota.

Esse conjunto de soluções mostra o como fazer, na prática, mas não revelam outras características desses processos seletivos, como valorização do tempo e da pessoa que se candidata, atenção ao bem-estar dos candidatos ao longo do processo seletivo e elevação dos seus valores organizacionais, o que deve ser norte para qualquer contratação.